A Homeopatia foi fundamentada em 1796, pelo médico alemão Samuel Hahnemann. A Homeopatia teve início como terapêutica humana. A partir de 1920, no Instituto de Biologia (Stuttgart, Alemanha), tem-se relato das experimentações em plantas. Os fundamentos, filosofia e princípios da Homeopatia foram estabelecidos com base nas leis da natureza. A partir da natureza também provém os recursos que dão origem aos preparados homeopáticos dinamizados, aplicados, no equilíbrio dos organismos vivos.
A homeopatia tem como base a experimentação das preparações altamente diluídas e sucussionadas. Todos os fenômenos da homeopatia são repetíveis, são previsíveis, são quantificáveis, são descritíveis e tem relação causa-efeito.
A Homeopatia é tecnologia social praticada pelas famílias agrícolas no Brasil a muitos anos. Os princípios básicos destas ciências têm fundamentação em recentes teorias da física e sua compreensão e aceitação, requer mudanças de paradigma. A partir do início do século 20, com a Física Moderna, o modelo cartesiano foi profundamente questionado. Novas descobertas e teorias emergentes destes estudos fundamentam o novo paradigma denominado holístico, também conhecido como: ecológico, quântico ou sistêmico e o paradigma emergente.
Contrapondo-se a visão reducionista do paradigma cartesiano-newtoniano, o paradigma holístico propõe investigar a realidade em todos os seus aspectos, buscando a compreensão da totalidade. Concorda com os paradigmas emergentes que os organismos são totalidades orgânicas, que não podem ser reduzidas à física e à química de sistemas mais simples, pois são complexos. Além disso, a teoria holística considera toda a natureza como viva, até mesmo os cristais, as moléculas e os átomos são organismos vivos representando a versão atualizada do animismo pré-mecanicista defendido pelos vitalistas.
Trabalhar com a Homeopatia é estudar as Leis da Natureza, é aprender a aplicar estas leis na prática do dia a dia utilizando os preparados homeopáticos, com pouco recurso, baixa energia e muita eficiência e sustentabilidade.
Uma das ferramentas utilizadas no diagnóstico homeopático do Parque do Cristo é a Radiestesia que significa “arte de sentir”, perceber e identificar as microrradiações ou ondas. O sucesso da prática da radiestesia depende que o radiestesista desenvolva como canal entre o micro e o macrocosmo. O radiestesista consegue perceber microvibrações (campo de micro e macrocosmo) que nenhum instrumento consegue. Não somos máquinas no sentido da ciência mecanicista determinista Somos seres cósmicos e nossa consciência não pertence ao cérebro, apenas utiliza o cérebro como meio de funcionamento para acessar todo o Universo.